Projetos

ENRIQUECENDO O NOSSO PLANEJAMENTO


Os objetos de aprendizagem e os recursos multimídia são componentes do ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno. Pode ser o rádio, o computador, a tv, vídeo, ou seja, todos os recursos que se encontram no ambiente onde ocorre o processo ensino-aprendizagem podem ser utilizados para dinamizar nossa prática em sala de aula.

A utilização desses recursos na sala de aula permite ao aluno uma visão ampliada daquilo que está sendo ensinado levando-o a uma aprendizagem melhor, pois os recursos auxiliam na transferência de situações, experiências, demonstrações, sons, imagens e fatos para o campo da consciência, e dá mais vida para a aprendizagem dos alunos. A sala de aula passa a ser um espaço para a interação entre professor, o aluno e a realidade na qual estão inseridos transformando, assim, a maneira de ensinar e aprender. Leia Mais

Diante do exposto, e tendo em vista contribuir para uma aprendizagem mais significativa, reformulei o planejamento de aula sobre variação lingüística a partir da integração de recursos como vídeo e a rádio escola porque acredito que dessa forma as possibilidades de termos alunos mais críticos e capazes de atuar de forma positiva na sociedade serão ampliadas. Leia Mais


Planejamento de Aula

Dados de Identificação:

E.E.E.M profº Acy Barros

Endereço; Agrópolis Incra-Amapá- Marabá-Pa

Tema: Variação Linguística

Ementa: Estudo das variantes lingüísticas resultantes da situação comunicativa e dos níveis de fala ou registros: formal, comum, coloquial: os preconceitos lingüísticos.

Objetivo geral:

Reconhecer a língua como um conjunto heterogêneo de variedades lingüisticamente válidas.

Objetivos Específicos:

Perceber o preconceito lingüístico existente em relação a certas variedades como elemento determinante do “emudecimento” dos usuários dessas variedades.

- Reconhecer a necessidade de dominar a norma-padrão, que representa a variedade lingüística socialmente prestigiada.

- Reconhecer e empregar formas lexicais e gramaticais adequadas à modalidade (oral ou escrita), à variante e ao grau de formalidade da situação enunciativa.

- Justificar a escolha de diferentes níveis de linguagem.

- Transpor adequadamente textos de uma variedade para outra.

- Utilizar novas tecnologias de informação;

Público alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Médio

Teoria da aprendizagem: Interacionista

Estratégias pedagógicas:

As aulas serão desenvolvidas por meio de metodologia participativa, com a utilização de técnicas didáticas como: aulas expositivas, atividades individuais, trabalho em grupo, debates em sala e atividades extrclasse. Serão utilizados como recursos didáticos CD e microsistem, computador , datashow, câmera digital, celular e diversos tipos de textos.

1ª Aula ( 50 min)

Sensibilizar os alunos para o tema da aula através da música de Xangai Ai D’ EU SODADE.

Pedira aos alunos para identificar marcas da oralidade presente na letra da música.

Apresentar os conceitos de oralidade e escrita.

2ªAula (50 min)

A partir das opiniões dos alunos, explicar os tipos de variação lingüística e as marcas linguísticas de cada uma.

Exposição em data show de exemplos de variedades linguísticas em textos verbais e não-verbais (charges, Cartuns, quadrinhos, piadas, letras de música, etc.).

2ªAula (50 min)

Os alunos serão convidados a navegarem em sites de relacionamentos como Orkut, face book, MSN fazendo um levantamento das características peculiares da linguagem utilizada nesses contextos. Através do levantamento feito pelos alunos, procurar refletir com os alunos para que estes compreendam a relação existente entre variedades lingüísticas e o contexto de uso. Em seguida apresentar os conceitos de adequação e inadequação linguística.

3ª Aula(50 min)

Após a leitura de alguns textos para identificação das variantes linguísticas empregadas, os alunos farão exercícios de produção textual através da reescrita de texto adequando-os à norma culta.

4ª Aula(50 min)

Após assistir aos vídeos “ Nossa Língua Brasileira” e Preconceito Lingüística” os alunos participarão de um debate em sala sobre o preconceito lingüístico em nosso município.

5ª e 6ª Aulas (50 min. Cada uma): Atividade extraclasse

A partir do debate realizado em sala os alunos serão orientados a produzir um vídeo com relatos ou “causos” marcantes na vida de pessoas da família, em especial pessoas mais velhas ou alguém conhecido que tenha vindo de outra região, com vista a uma análise das variações linguísticas que caracterizem os falares, tendo em vista identificar marcas regionais, históricas e sociais nos falares dessas pessoas. No vídeo deve constar o nome do entrevistado, sexo, idade, naturalidade, profissão, outros). Os alunos podem usar os celulares, câmara digital ou filmadora ou outros equipamentos de que dispuserem.


7ª e 8ª aulas: (50min. Cada uma) (Socialização dos vídeos a qual será feita em data show, no laboratório de informática.

E serão feitos os seguintes questionamento entre os alunos: Com a entrevista você descobriu alguma palavra que não faz parte de seu vocabulário do dia-a-dia? Qual? A que tipo de variação você atribui essa palavra (sociocultural, idade, sexo, geográfica, profissional, etc.)? Para finalizar, fale com os alunos sobre o preconceito linguístico, inclusive aproveitando as aulas anteriores e como finalização da proposta, peça aos alunos que escrevam um texto incorporando os novos conhecimentos adquiridos com a sequência de aulas. O Texto deve obedecer ao esquema de um relato, em que os alunos poderão falar sobre a experiência de produzir um vídeo e sobre a conclusão a que chegaram em relação às variedades linguísticas e ao preconceito diante das várias formas de expressão da língua.

Para finalizar, os melhores textos serão apresentados na rádio da escola no quadro “Preconceito Linguístico não tá com nada”


Resultados esperados:

Espera-se que os alunos compreendem que todas as variantes linguísticas são válidas e que o uso que cada indivíduo faz da língua depende de várias circunstâncias: do que vai ser falado, do contexto, do canal utilizado, do nível social e cultural de quem fala e de quem é o interlocutor.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados na questão da fluência e entonação no debate em sala e na produção escrita(coesão, concordância, coerência, ortografia, pontuação), produção audiovisual e na leitura.



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