Projetos

Nesta espaço, vou compartilhar um pouco da minha experiência do trabalho com projetos e integração das TICs na Escola.

Por que o trabalho com projetos

Quando nos propomos a trazer para o contexto escolar situações reais vivenciadas por nossos alunos, necessitamos de ir além dos conteúdos muitas vezes específicos de uma disciplina. Isso nos leva adotar uma abordagem interdisciplinar, em que é fundamental o envolvimento de várias disciplinas de forma integrada para a resolução de um problema.

Surge, então, a ideia do projeto, e junto, o desejo de criar, reinventar, enfim de mudar algo que não atende mais às necessidades da escola. Pois já não se admite mais uma escola arcaica onde se trabalha conteúdos distantes da realidade dos alunos, com horários rígidos em disciplinas, currículos e programas impostos, é preciso mudar a escola para que esta possa acompanhar as mudanças que estão ocorrendo veloz e momentaneamente nesta nova sociedade.

Na prática da escola onde atuo, temos procurado desenvolver projetos que contribuam para superarmos as práticas habituais por uma prática mais dinâmica, prazerosa e contextualizada com integração de novas mídias como radio, TV, vídeos a fim de gerar situações de aprendizagem reais e significativas. Pois como nos diz a autora Maria Elizabette Prado, no artigo Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicaçõe “Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivem novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções.”

Porém não é algo fácil, pois ainda é preciso avançarmos em alguns aspectos que têm dificultado o processo ensino-aprendizagem a partir de projetos. Um desses aspectos é a necessidade de formação continuada para professores, gestores e comunidade escolar, haja vista que muitos profissionais ainda não estão preparados para o desenvolvimento dessa prática, uma vez que é grande a dificuldade no manuseio de recursos midiáticos, bem como a integração desses recursos no contexto escolar.

E cabe à escola, e principalmente ao professor, criar situações de aprendizagem significativas que tratem de problemáticas do interesse de todos da comunidade escolar que possibilitem a compreensão, sistematização, formalização e reelaboração de conceitos, a partir de uma proposta de trabalho construcionista.


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO UTILIZANDO TEXTO, IMAGEM E SOM:


JORNAL DO ACY

Autoras: Professora de Língua Portuguesa e facilitadora do laboratório de Informática Mary Sônia Silva Martins
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Médio
Tema: Trabalhando com Gêneros Textuais: “O Jornal”

1. Apresentação:

Esse projeto objetiva proporcionar ao aluno o aperfeiçoamento da habilidade leitora e escrita, incentivando-o a manter contato com textos jornalísticos escritos e audiovisuais possibilitando a prática da leitura, escrita e o despertar para o senso crítico.

2. Definição e caracterização do problema
Percebendo a dificuldades dos alunos da escola Acy Barros nas diversas disciplinas no que diz respeito à leitura, interpretação e produção de textos de gêneros diversos, propomos a realização do Projeto “Jornal do Acy”” com toda a comunidade escolar (professores, alunos, equipe gestora e pessoal de apoio), uma vez que as dificuldades de interpretação, produção, problemas ortográficos e gramaticais, falta de criatividade são questões que preocupam, não só o professor de Língua Portuguesa, mas a educação de uma forma geral. Pois percebemos que muitas vezes nossos alunos têm dificuldades de ler até mesmo as questões formuladas nas avaliações, ou uma charge jornalística trabalhada em uma atividade de sala e em muitos outros gêneros textuais que circulam no meio social. E o jornal como recurso didático possibilita o trabalho com diversos tipos de textos e desperta também habilidades de pesquisa, produção, senso crítico, avaliação da própria produção, leitura e interpretação, além de proporcionar um trabalho interdisciplinar, já que, em sua elaboração, há a necessidade de integração de outras áreas do conhecimento.

3. Público Alvo:
O trabalho será desenvolvido com três turmas de 1º ano do Ensino Médio.

4. Objetivo geral:
Esse projeto tem por objetivo proporcionar aos alunos, através da produção de jornal, melhoria na habilidade de leitura e escrita e o contato direto com textos jornalísticos, possibilitando a prática da leitura e o despertar para o senso crítico.

5. Objetivos específicos
-Estimular o hábito de leitura.
-Ampliar o vocabulário, desenvolvendo a capacidade de expressão.
-Pesquisar assuntos diversos tais como: política, economia, lazer, esporte, atualidade, trazendo ao aluno a oportunidade de abranger seus conhecimentos gerais, tornando-o um cidadão crítico e atuante em sua sociedade.
-Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na escola quanto na comunidade em geral;
-Integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos;
-Contribuir para a compreensão da função social do jornal;
-Estimular a adoção de atitudes críticas responsáveis face aos problemas da sociedade em que vivemos;
-Promover o trabalho em equipe;
-Utilizar novas tecnologias de informação;
-Promover hábitos de pesquisa (na Internet e não só) para um maior enriquecimento cultural;

6. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Literatura, História, Artes e Língua Inglesa.

7. Plano de ações: o presente projeto será desenvolvido de acordo com as etapas descritas abaixo:

7.1 Ação 1

Descrição: Início do desenvolvimento do projeto com a escolha do grupo de trabalho Tempo previsto: uma semana
Atores envolvidos: Professores responsáveis
Subproduto: Formação da equipe de trabalho

7.2 Ação 2
Descrição: Reflexões através da música de Gilberto Gil “O Jornal” tendo como objetivo sensibilizar os atores envolvidos para a importância do Projeto “Jornal Escolar” para a comunidade escolar da escola Acy Barros.
Tempo previsto: duas aulas de 50 min. em cada turma
Atores envolvidos: Professores responsáveis
Subproduto: Conscientização dos alunos para a importância do projeto

7.3 Ação 3
Descrição: Escolha e divulgação do nome do jornal, através de sugestão dos alunos e votação pela comunidade escolar em enquete publicada no blog da escola
Tempo previsto: uma semana
Atores envolvidos: Professores responsáveis, professora dom Laboratório de informática, equipe de alunos responsáveis pelo jornal e e comunidade escolar
Subproduto: Escolha do Nome do jornal

7.4 Ação 4:
Descrição: Levar os alunos conhecerem a redação de um jornal da cidade e todo processo até chegar as bancas.
Tempo previsto: uma semana
Atores envolvidos: Professores responsáveis e alunos envolvidos no projeto
Subproduto: conhecimento sobre o processo de produção de um jornal

7.5 Ação 5:

Descrição: Definição e distribuição das editorias abordadas, cuja escolha e definição será a cada edição do jornal de acordo com o contexto e tema escolhido(editorial, notícia, manchete,notícia, reportagem, etc.)

Tempo previsto: uma semana
Atores envolvidos: Professores responsáveis, professor do laboratório de informática e alunos envolvidos no projeto
Subproduto: Seleção das seções do jornal

7.6 Ação 6:

Descrição: Pesquisa e produção dos assuntos a serem abordados no jornal. Nesta etapa será escolhidos também o designer (padrões, fontes, cores, imagens, etc.)
Tempo previsto: duas semanas
Atores envolvidos: Professores responsáveis, professora do Laboratório de informática, equipe de alunos responsáveis pelo projeto e haverá participação da comunidade escolar com poemas, classificados, fatos, imagens, etc.
Subproduto: Produção e formatação

7.7 Ação 7:
Descrição: Revisão dos textos e digitação.
Tempo previsto: uma semana
Atores envolvidos: Professores responsáveis e alunos envolvidos no projeto, Professora do Laboratório de informática
Subproduto: Produto (jornal)

7.8 Ação 8:
Descrição: Nova revisão, impressão e distribuição
Tempo previsto: uma semana
Atores envolvidos: Professores responsáveis e alunos envolvidos no projeto
Subproduto: Socialização/distribuição do Jornal impresso

8. Tempo total de realização do projeto
O projeto terá início no mês de agosto de 2010 e será desenvolvido no decorrer do segundo semestre de ano letivo 2010, sendo que a primeira edição do jornal está previsto para ser desenvolvida durante o terceiro bimestre(agosto a outubro de 2010) e novas edições do jornal serão publicadas e divulgadas nos meses subseqüentes( novembro e dezembro).

9. Material e suporte necessário
Serão utilizados jornais escritos, revistas, reportagens televisivas, jornal eletrônico, Micro System, computador com internet, Laboratório de Informática da escola, datashow, impressora, câmara digital.

10. Avaliação

A avaliação se dará durante todo o desenvolvimento do projeto e será realizada de acordo com os seguintes critérios :

- Envolvimento de professores e alunos;
- Nível de interesse dos participantes;
- Impacto causado na comunidade;
- Alcance do objetivo relacionado à formação de novos leitores e produtores.

11. Resultados:
Espera-se que ao final deste projeto os alunos desenvolvam habilidades e hábitos de ler e interpretar textos jornalísticos escritos e audiovisuais e sejam capazes de produzir textos com coerência e expor seus trabalhos orais com clareza.

12. Fontes de pesquisa

- Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1. Língua Portuguesa ( Ensino

Fundamental) – Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Vol. 02, 3ª edição. 2001.

-http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml

-http://www.pucsp.br/pos/lael/intercambio/pdf/artigos_xvii/32_rosana_cunha.pdf




ENRIQUECENDO O NOSSO PLANEJAMENTO


Os objetos de aprendizagem e os recursos multimídia são componentes do ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno. Pode ser o rádio, o computador, a tv, vídeo, ou seja, todos os recursos que se encontram no ambiente onde ocorre o processo ensino-aprendizagem podem ser utilizados para dinamizar nossa prática em sala de aula.

A utilização desses recursos na sala de aula permite ao aluno uma visão ampliada daquilo que está sendo ensinado levando-o a uma aprendizagem melhor, pois os recursos auxiliam na transferência de situações, experiências, demonstrações, sons, imagens e fatos para o campo da consciência, e dá mais vida para a aprendizagem dos alunos. A sala de aula passa a ser um espaço para a interação entre professor, o aluno e a realidade na qual estão inseridos transformando, assim, a maneira de ensinar e aprender.

Diante do exposto, e tendo em vista contribuir para uma aprendizagem mais significativa, reformulei o planejamento de aula sobre variação lingüística a partir da integração de recursos como vídeo e a rádio escola porque acredito que dessa forma as possibilidades de termos alunos mais críticos e capazes de atuar de forma positiva na sociedade serão ampliadas.

Planejamento de Aula

Tema: Variação Linguística

Ementa: Estudo das variantes lingüísticas resultantes da situação comunicativa e dos níveis de fala ou registros: formal, comum, coloquial: os preconceitos lingüísticos.

Objetivo geral:

Reconhecer a língua como um conjunto heterogêneo de variedades lingüisticamente válidas.

Objetivos Específicos:

Perceber o preconceito lingüístico existente em relação a certas variedades como elemento determinante do “emudecimento” dos usuários dessas variedades.

- Reconhecer a necessidade de dominar a norma-padrão, que representa a variedade lingüística socialmente prestigiada.

- Reconhecer e empregar formas lexicais e gramaticais adequadas à modalidade (oral ou escrita), à variante e ao grau de formalidade da situação enunciativa.

- Justificar a escolha de diferentes níveis de linguagem.

- Transpor adequadamente textos de uma variedade para outra.

- Utilizar novas tecnologias de informação;

Público alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Médio

Teoria da aprendizagem: Interacionista

Estratégias pedagógicas:

As aulas serão desenvolvidas por meio de metodologia participativa, com a utilização de técnicas didáticas como: aulas expositivas, atividades individuais, trabalho em grupo, debates em sala e atividades extrclasse. Serão utilizados como recursos didáticos CD e microsistem, computador , datashow, câmera digital, celular e diversos tipos de textos.
1ª Aula ( 50 min)

Sensibilizar os alunos para o tema da aula através da música de Xangai Ai D’ EU SODADE.

Pedira aos alunos para identificar marcas da oralidade presente na letra da música.

Apresentar os conceitos de oralidade e escrita.

2ªAula (50 min)

A partir das opiniões dos alunos, explicar os tipos de variação lingüística e as marcas linguísticas de cada uma.

Exposição em data show de exemplos de variedades linguísticas em textos verbais e não-verbais (charges, Cartuns, quadrinhos, piadas, letras de música, etc.).

2ªAula (50 min)

Os alunos serão convidados a navegarem em sites de relacionamentos como Orkut, face book, MSN fazendo um levantamento das características peculiares da linguagem utilizada nesses contextos. Através do levantamento feito pelos alunos, procurar refletir com os alunos para que estes compreendam a relação existente entre variedades lingüísticas e o contexto de uso. Em seguida apresentar os conceitos de adequação e inadequação linguística.

3ª Aula(50 min)

Após a leitura de alguns textos para identificação das variantes linguísticas empregadas, os alunos farão exercícios de produção textual através da reescrita de texto adequando-os à norma culta.

4ª Aula(50 min)

Após assistir aos vídeos “ Nossa Língua Brasileira” e Preconceito Lingüística” os alunos participarão de um debate em sala sobre o preconceito lingüístico em nosso município.

5ª e 6ª Aulas (50 min. Cada uma): Atividade extraclasse

A partir do debate realizado em sala os alunos serão orientados a produzir um vídeo com relatos ou “causos” marcantes na vida de pessoas da família, em especial pessoas mais velhas ou alguém conhecido que tenha vindo de outra região, com vista a uma análise das variações linguísticas que caracterizem os falares, tendo em vista identificar marcas regionais, históricas e sociais nos falares dessas pessoas. No vídeo deve constar o nome do entrevistado, sexo, idade, naturalidade, profissão, outros). Os alunos podem usar os celulares, câmara digital ou filmadora ou outros equipamentos de que dispuserem.

7ª e 8ª aulas: (50min. Cada uma) (Socialização dos vídeos a qual será feita em data show, no laboratório de informática.

E serão feitos os seguintes questionamento entre os alunos: Com a entrevista você descobriu alguma palavra que não faz parte de seu vocabulário do dia-a-dia? Qual? A que tipo de variação você atribui essa palavra (sociocultural, idade, sexo, geográfica, profissional, etc.)? Para finalizar, fale com os alunos sobre o preconceito linguístico, inclusive aproveitando as aulas anteriores e como finalização da proposta, peça aos alunos que escrevam um texto incorporando os novos conhecimentos adquiridos com a sequência de aulas. O Texto deve obedecer ao esquema de um relato, em que os alunos poderão falar sobre a experiência de produzir um vídeo e sobre a conclusão a que chegaram em relação às variedades linguísticas e ao preconceito diante das várias formas de expressão da língua.

Para finalizar, os melhores textos serão apresentados na rádio da escola no quadro “Preconceito Linguístico não tá com nada”

Resultados esperados:

Espera-se que os alunos compreendem que todas as variantes linguísticas são válidas e que o uso que cada indivíduo faz da língua depende de várias circunstâncias: do que vai ser falado, do contexto, do canal utilizado, do nível social e cultural de quem fala e de quem é o interlocutor.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados na questão da fluência e entonação no debate em sala e na produção escrita(coesão, concordância, coerência, ortografia, pontuação), produção audiovisual e na leitura.